quinta-feira, 8 de maio de 2008

Caso Orson Welles - 1938

Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão via rádio intitulada "A Guerra dos Mundos" , uma adaptação da obra de H. G. Wells que causou pânico entre os ouvintes. No inicio da transmissão avisava-se que o que ouviriam a seguir era uma adaptação da obra. Porém, para os que passavam a ouvir depois disso, aquilo tudo que acontecia era inacreditavelmente real. Um exército que ninguem via, mas que de acordo com a dramatização, em tom jornalístico, acabara de pousar em nosso planeta, deixou pessoas com os nervos à flor da pele.

Esse caso mostra claramente a manipulação que existe em torno de publicações, não digo que de má-fé, mas Welles aproveitou-sedo fato de que a mídia desde aquele tempo influencia na vida da sociedade, para fazer uma "pegadinha". O jornalista pode não deixar clara a sua opinião, mas ela existe.


Um exemplo de manipulação ocorre em redes que exibem seus próprios programas e julgam que o que não chamar atenção é descartado. Infelizmente o brasileiro se interessa em estar por dentro de "fofocas", ao se informar com coisa úteis. Um exemplo claro disso é o "Big Brother", transmitido pela Rede Globo de televisão. Nas ruas é fácil achar quem dê sua opinião sobre quem sai ou quem fica, mas é muito difícil achar quem saiba conversar sobre política ou economia.


A manipulação existe. E pode ser eticamente correta ou não.

Nenhum comentário: